terça-feira, 10 de novembro de 2015



Maquinaria escolar x Encantos da modernidade Pedagógica

Com o texto da maquinaria escolar podemos refletir sobre as etapas de desenvolvimento humano, sobretudo a infância e suas peculiaridades que começam a ser incluídas na sociedade, onde podemos visualizar um grande progresso.
Onde começamos entender a formação da infância ligada as classes sociais, com a família moderna e práticas educativas voltadas à necessidade de programas do governo. Nesta abordagem também temos a influência religiosa dos jesuítas que trouxeram o ensino lutando por modificações e substituições de métodos, já que as classes ricas eram as dominantes. Assemelhando-se com a autora Clarice que aborda em seu texto a modernidade que com o passar dos séculos as mudanças foram ocorrendo.
No texto de Clarice podemos entender a influencia política, onde municípios precisavam de planejamento urbano com a população crescente, buscando uma saída adotaram o turno duplo para os professores devido à escassez de verbas. Podemos observar Projeto do edifício escolar para o Distrito Federal onde as classes estão enfileiradas em frente ao quadro negro nos trazendo as lembranças do texto da maquinaria escolar e do clipe The Wall, onde o professor detém o saber e alunos são diminuídos e castigados e lhe deviam obediência.
Nos anos 20 e 30 a escola se reinventa e são apresentadas como o movimento fundador da modernidade pedagógica no país e percebemos as mudanças através de novas arquiteturas, extensão das salas de aula incorporando anfiteatros, a biblioteca, as salas de leitura, o refeitório, os jardins, as "áreas livres".
Através dos progressos com o passar dos anos a escola ganhou com as mudanças curriculares e introduziu o cinema educacional, a rádio educativa, os coros orfeônicos, a diversidade dos livros didáticos e a disseminação de práticas pedagógica com a figura de um novo professor.
Essa cultura escolar é percebida como conjugado de normas e práticas causadas de acordo com a história por sociedade, governo e determinadas pessoas com finalidades específicas, que estão incluídas à definição dos saberes a serem ensinados, das condutas a serem transformadas e de todo uma metodologia não só de transferência de saberes, mas de alteração de rotinas pedagógicas.
Atualmente, a criança parece se situar como um sujeito que detêm seu espaço na sociedade, um indivíduo exigente, questionador, possuidor de mercado consumidor, leis, programas televisivos e ciências dedicadas a elas. E conclui-se que a idéia de infância é extremamente moderna.
Nesse significado, identidade e alteridade andaram unidas como classes sociais e políticas. O moderno está cheio de incertezas, contradições, indeterminações, pois algumas pessoas defendem a democratização e outros acreditam mais na postura autoritária. Pensando na prática pedagógica o moderno e o tradicional complementa-se.





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